Extreme Articles

Where extreme is extraordinary

Pelé com 70 anos!!!!

on October 23, 2010

O Rei do Futebol completa 70 anos. Pelé, que decidiu comemorar longe dos holofotes que sempre o perseguem, terá uma rodada do Campeonato Brasileiro com seu nome, além de inúmeras homenagens, com imagens e gols, que lembram a sua carreira de campeão.

O ex-jogador pretende passar o aniversário neste sábado com sua família no Brasil, em lugar não revelado. Nos gramados, as partidas do fim de semana no Brasileiro farão parte da ‘Rodada Pelé 70 Anos’, e Neymar, principal jogador do Santos, vestirá a camisa 70 em homenagem ao eterno ídolo do clube.

Pelé nunca deixou de ser centro das atenções. Qualquer comentário se torna manchete. Exposições e filmes sobre a carreira do tricampeão mundial com a seleção brasileira acontecem periodicamente. Em Santos, um museu está sendo erguido em sua homenagem.

A importância de Pelé para o futebol mundial é lembrada ainda em diversos especiais da mídia, que repete os gols mais bonitos, os dribles, as jogadas memoráveis e os diversos títulos conquistados.

“O Pelé continua sendo a grande referência do futebol. Passados vários anos que ele parou, ele continua sendo o Rei. Penso que, como ele, não terá outro”, disse o ex-lateral Carlos Alberto Torres, companheiro de Pelé no Santos e na seleção brasileira.

“A cada dia aparecem grandes jogadores, mas como ele jogava, acho difícil. Ele reunia todas as qualidades e além disso era um grande profissional. É um grande exemplo para todos os jogadores”, acrescentou.

Pelé começou a brilhar pela seleção brasileira aos 17 anos, sendo campeão da Copa-1958. Quatro anos depois, participou da campanha vitoriosa no Mundial do Chile. Em 1970, comandou a equipe tricampeã no México.

“Como torcedor, tive o privilégio de assistir a muitos gols e a grandes exibições do Pelé. Como presidente da CBF, só tenho de agradecer, como todo brasileiro, ao craque pelas conquistas que abriram caminho para o penta mundial”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, ao anunciar a homenagem a Pelé no campeonato nacional.

O Santos, clube pelo qual ele atuou de 1956 a 1974, sendo campeão da Libertadores e do Mundial por duas vezes, lembrará o ídolo ao escalar o jovem Neymar com a camisa 70 na partida de domingo contra o Grêmio Prudente.

ATLETA DO SÉCULO

No Santos, Pelé ganhou 45 títulos, o que “equivale a 51,13% de um total de 88 títulos conquistados pelo clube alvinegro ao longo dos seus 98 anos de história.

Pela equipe paulista, Pelé, que nasceu na cidade mineira de Três Corações, marcou a grande maioria de seus 1.284 gols, entre eles o milésimo, de pênalti, em 1969, quando disse a famosa frase: “O povo brasileiro não pode esquecer das crianças.”

No mesmo ano aconteceu outra passagem memorável de Pelé pelo Santos. Em meio a uma guerra civil na África, as forças rivais declararam uma trégua para que Pelé e o time do Santos pudessem jogar no continente.

Campeão do Campeonato Paulista por 10 vezes e artilheiro do torneio em 11 ocasiões, o ex-camisa 10 é ainda o maior goleador da seleção brasileira, com 95 gols marcados em 114 jogos. O título de ‘Atleta do Século’ foi concedido pelo jornal francês ‘L’Equipe’.

Fora dos campos, Pelé foi ministro dos Esportes de 1995 a 1998 e já atuou como músico e ator.

Em 2000, a Fifa o escolheu como o maior jogador de futebol do século 20, numa polêmica eleição que teve o argentino Diego Maradona como líder na votação pela Internet e o brasileiro como o escolhido por especialistas. A entidade que controla o futebol mundial acabou concedendo o prêmio a Pelé.

A “competição” com Maradona sobre o melhor de todos os tempos não incomoda Pelé.

Em entrevista à agência Reuters este ano, o brasileiro disse que “primeiro os argentinos têm que resolver quem é o melhor deles”, argumentando que já quiseram compará-lo com Alfredo di Stéfano, argentino naturalizado espanhol, além de Maradona.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: